Instituto Guga Kuerten
Solidariedade e tênis andam juntos no Instituto Guga Kuerten
12/05/2016
Novak Djokovic
Novak Djokovic vence Roland Garros e entra para o time dos “Career Slam”
06/06/2016

Kit para marinheiros de primeira viagem no tênis

kit tênis

Kit Tênis

A preocupação com a saúde e com o corpo tem levado um número maior de pessoas a praticar esportes. Natação, vôlei, futebol são os exercícios mais procurados aqui no Brasil, mas o tênis já ganhou a preferência de boa parcela de brasileiros. Último balanço realizado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) apontou que mais de dois milhões de brazucas têm no tênis o seu esporte favorito.

Decidir o esporte a ser praticado é o primeiro passo. O segundo, e por vezes mais complexo, é a escolha dos equipamentos necessários para entrar em quadra. É nessa hora que surgem diversas dúvidas: Qual o melhor tênis? Existe uma raquete para iniciantes? Qual a vestimenta adequada para jogar tênis? Para ajudar os iniciantes na escolha do uniforme, a Pro Spin selecionou cinco itens que são indispensáveis para quem vai começar a treinar.

1- Raquetes

Com certeza esse é o item que mais traz dúvidas na hora da compra. Para quem está começando no esporte de nada adianta investir em uma raquete profissional. Ao invés de te ajudar a aprender, ela pode atrapalhar e causar lesões, pois as raquetes profissionais são mais pesadas. Para facilitar procure as seguintes especificações:

Tamanho da cabeça: de 100 a 118 pol²

Peso: Até 280g

Equilíbrio: direcionado para a parte superior, com peso na cabeça

Wilson têm diversas opções de raquetes aos iniciantes

Vale lembrar que essas especificações não são padrão, logo, peça a opinião do seu treinador, de um amigo que está num nível mais avançado para acertar na escolha. Outro ponto de atenção com as raquetes está no tamanho da empunhadura,simplificando, o tamanho da palma da sua mão. Em um adulto essa empunhadura tem de 10 a 11,6cm, em média. Para medir, siga os seguintes passos: Meça da linha média da sua palma até a parte de cima do seu dedo médio.

raquete de tênis

Raquete de tênis

Babolat é a marca preferida dos atletas profissionais

2 – Bolas de tênis

Escolhida a raquete, chegou a hora das bolas de tênis. O mais indicado é que o jogador tenha, ao menos, três bolinhas. Essa quantidade facilitará na hora do treino, já que elas ficam junto ao esportista. Existe uma infinidade de marcas no mercado, entre elas: Wilson, Titan, Head, Dunlop, Babolat, Prince, Tretorn entre outras. O modelo da Wilson Championship, por exemplo, é aprovada pela Federação Internacional de Tênis (ITF) e segundo o fabricante tem excelente durabilidade. “Devido ao feltro exclusivo Dura-Weave a Championship é uma bola muito mais durável que as tradicionais, é o modelo ideal para qualquer superfície de quadra, seu feltro exclusivo tem máxima durabilidade e melhora o desempenho do tenista”.

As marcas dos Campeões
Wilson Championship é a marca indicada pela ITF

E no quesito custo-benefício vale a pena experimentar as bolas da marca Head Master e a Prince Championship, campeãs de vendas na Pró Spin.

Raquete de Tênis
A marca Prince é uma das mais vendidas na Pró Spin

Para maior durabilidade da raquete e das bolas de tênis o indicado é ter uma mochila própria ou até mesmo, uma raqueteira, que comporta mais de uma raquete. O ideal é que a mala tenha uma parte acolchoada para que a raquete fique protegida. Existe modelos de diversos tipos e tamanhos, basta encontrar um que agrade. A Pró Spin tem modelos lindos, deem uma olhada nos selecionados.

Esportes com raquete
Raqueteira Yonex

4- Roupas

Praticar esporte, seja ele qual for, exige o uso de roupas específicas. Nada de pegar aquela camisa larga e sem uso que está na gaveta e achar que isso é correto. O tênis é um esporte de bastante impacto, logo correr de um lado ao outro da quadra fará você suar. Logo, comprar camisetas com as tecnologias Dry-fit, Flow, que impede que o suor deixe a camiseta pesada e atrapalhe o treino.

Hoje a tecnologia empregada na criação das roupas dos atletas e tamanha, que até existem tecidos capazes de resfriar as partes mais quentes do corpo e protegem contra os raios nocivos do sol (UVA e UVB), como é o caso do lançamento da marca Asicscom a tecnologia Hydrology.

Modelo Asics com tecnologia Hydrology
A Fila têm linhas exclusivas de tecidos tecnológicos

Os shorts de poliéster são os mais indicados, pois além de ter bolsos específicos para guardar as bolas de tênis, eles são mais longos permitindo conforto ao tenista.

Escolha modelos com bolsos para carregar bolas de tênis

Para as mulheres, o costume é usar vestidos ou shorts saia. Esses uniformes ajudam as atletas a terem maior mobilidade em quadra sem ficar expostas. Os vestidos da marca Babolat, por exemplo, em sua maioria são confeccionado em poliamida, tecido esse de secagem rápida o que amplia o conforto da tenista em quadra.

Vestido em poliamida, da Babolat

Assim como as camisetas masculinas, os vestidos também contam com tecidos tecnológicos que aumentam a performance das tenistas em quadra. Como é o caso do vestido da Adidas, com a tecnologia ClimaLite, que mantém o corpo fresco, afastando a transpiração da pele.

Tecido ClimaLite absorve a transpiração

A combinação short saia e camiseta também faz parte da indumentária feminina no tênis. Vejam as opções que a Pró Spin tem em sua loja virtual!

Saia shorts é um dos itens mais usados pelas tenistas

5 – Tênis para jogar tennis

Após a saga para identificar a raquete mais adequada, começa o drama para escolha do tênis correto. Por ser um esporte de alto impacto, algumas características devem ser levadas em consideração, sendo elas: amortecimento concentrado na ponta dos pés; barras de anti-torsão e solado com ranhuras; anti-impacto e tração são algumas das características que o tenista tem que se atentar na escolha do produto.

Adidas tem produtos específicos para tenistas

A Pró Spin, por ser especializada em tênis, tem o produto correto para quem vai praticar o esporte.

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.