Dicas para escolher calçado para jogar tênis

Australian Open
O que aconteceu de melhor no Australian Open 2018
30/01/2018
Está na hora de trocar minha raquete?
28/03/2018

Dicas para escolher calçado para jogar tênis

Todo esporte possui os equipamentos certos para que você possa praticá-lo com mais segurança, conforto e melhorar o seu desempenho. Além das raquetes, as grandes estrelas da modalidade, o Tênis exige outros acessórios, como um calçado mais apropriado. Isso evita que você se machuque e ajuda a alcançar os melhores resultados em quadra.

Saiba o que você precisa analisar ao escolher o melhor calçado para entrar nas quadras e começar a jogar!

Amortecimento

Para ter mais agilidade, o tenista precisa passar mais tempo nas pontas dos pés. Por isso, é essencial escolher um modelo de calçado que tenha os seus amortecedores reforçados nessa área.

Muitos tênis possuem sistemas de amortecimento apenas nos calcanhares, afinal, é a utilidade mais comum. Na hora de escolher o seu modelo, busque aqueles que têm esse diferencial.

Conforto

O conforto é uma característica essencial no momento de escolher qualquer item para vestir. No caso do Tênis, ele deve ser ainda mais importante, porque uma partida pode levar desde menos de uma hora a até mesmo várias horas. Se você estiver usando um calçado desconfortável, além de significar a sua derrota, pode te causar lesões.

O calçado deve ficar bem ajustado aos seus pés, de modo que evite torções durante a sua movimentação em quadra. No entanto, se estiver muito apertado isso pode causar bolhas e evoluir para outros ferimentos.

Durabilidade

O tênis é uma atividade de alto impacto não apenas nos seus braços, mas também nos seus pés. Afinal, é necessário que você tenha a agilidade e rapidez para se locomover nas quadras.

A durabilidade do seu calçado dependerá principalmente do solado, se ele é de alta qualidade e se é apropriado para o jogo. Verifique o material do solado, ele deve ser espesso e reforçado na parte frontal.

Tipo de quadra

O tipo de quadra deve interferir na escolha do calçado mais adequado. Veja abaixo:

Saibro (ou Clay Court): composta por terra e argila, ela ainda recebe uma fina camada de pó de tijolo na superfície. Por isso é necessário um solado em padrão zigzag de sola, proporcionando maior tração para andar ou correr, permitindo as famosas deslizadas laterais sem perder o controle.

Piso rápido (Hard Court): cimento, tartan e asfalto fazem parte da categoria de piso rápido. Para essas quadras os calçados devem ter um padrão mais uniforme, tipo uma colmeia lisa e rígida. Normalmente as pessoas usam o modelo “all court”, que é mais versátil e serve para diferentes quadras. Mas é importante que esse calçado tenha uma padronagem que evite ficar travado no chão e ajude na mudança de direção. Os tênis all court têm pontos específicos que ajudam nessa troca.

Piso indoor ou liso: essa superfície pode ser composta por revestimentos artificiais ou por madeira, precisando de um calçado com solado liso que evite as paradas bruscas durante o deslocamento. Além disso, é indicado que seja uma borracha especial – nonmarking – para não deixar marcas na quadra.

Grama: a quadra de grama é bastante escorregadia, mas não é muito comum no Brasil. Os calçados para esse tipo devem ter pequenos pistões no solado, melhorando a aderência e evitando escorregões.
Encontre mais dicas em nosso blog e os tênis para jogar tênis masculino e tênis para jogar tênis feminino no site da Pró Spin!

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.