O mundo dos esportes oferece uma diversidade incrível de modalidades, cada uma com suas características únicas. Duas delas que vêm ganhando destaque ao longo dos anos são o Beach Tennis e o Tênis Tradicional. 

Ambas são derivadas do tênis convencional e compartilham algumas semelhanças, mas também possuem diferenças distintas que as tornam atraentes para diferentes públicos. Neste artigo, exploraremos as semelhanças e diferenças entre o Beach Tennis e o Tênis Tradicional, revelando os encantos e desafios de cada um.

Origem

O Beach Tennis, como o próprio nome sugere, tem suas raízes nas praias da Itália durante a década de 1980. Enquanto isso, o Tênis Tradicional é conhecido por ter se originado na Inglaterra no século XIX. Ambas as modalidades têm suas bases no tênis, o que é refletido em suas regras, equipamentos e objetivos gerais.

Enquanto o Beach Tennis evoluiu a partir de um contexto recreativo, o Tênis Tradicional passou por um processo de formalização e organização desde o seu início, com a criação de regras padronizadas, torneios e clubes exclusivos. Essas diferenças nas origens contribuem para a atmosfera distinta que cada modalidade oferece atualmente: o Beach Tennis é sinônimo de diversão e descontração, enquanto o Tênis Tradicional é associado à elegância, tradição e competitividade.

Raquetes e Bolas

Tanto no Beach Tennis quanto no Tênis Tradicional, são utilizadas raquetes para golpear a bola. No Beach Tennis, as raquetes são específicas para essa modalidade, geralmente feitas de materiais mais leves e resistentes à areia e à água salgada. Por outro lado, no Tênis Tradicional, as raquetes variam em tamanho e peso, permitindo aos jogadores escolherem a que melhor se adapta ao seu estilo de jogo. 

Além disso, ambas as modalidades usam bolas de tênis convencionais, embora o Beach Tennis, em alguns casos, possa utilizar bolas com pressão um pouco reduzida para se adequar melhor às condições da praia.

Quadras

As quadras de ambas as modalidades são retangulares, embora existam algumas diferenças no tamanho e no tipo de superfície. No Tênis Tradicional, as quadras podem variar em termos de superfície: grama, saibro, piso duro e carpete são algumas das opções. 

Já no Beach Tennis, as quadras são normalmente montadas nas areias das praias, sendo um pouco menores em comparação com as de tênis convencional, o que confere a essa modalidade uma atmosfera única e descontraída. Além disso, a superfície da quadra é naturalmente mais macia e irregular, devido à presença da areia. Essa característica torna o jogo mais dinâmico e imprevisível, pois a bola quica e se move de forma diferente do que em uma quadra de tênis convencional, onde o piso é uniforme e mais duro.

Local de Jogo

A principal diferença entre as duas modalidades é o local onde são jogadas. O Beach Tennis é conhecido por sua atmosfera descontraída e divertida, sendo disputado em praias ensolaradas, muitas vezes com música e uma vibe praiana. Por outro lado, o Tênis Tradicional é geralmente jogado em quadras formais, como clubes e torneios profissionais, mantendo um ambiente mais sério e competitivo.

Número de Jogadores

Outra diferença é o número de jogadores em cada equipe. No Beach Tennis, o jogo é predominantemente em duplas, ou seja, duas pessoas em cada equipe. Enquanto isso, no Tênis Tradicional, os jogos podem ser em simples (um jogador de cada lado) ou em duplas (dois jogadores de cada lado). 

Isso torna o Beach Tennis mais acessível para quem deseja jogar com um amigo ou parceiro, enquanto o Tênis Tradicional oferece opções tanto para partidas mais individuais quanto para as mais colaborativas.

Estilo de Jogo

O estilo de jogo também difere entre as duas modalidades. O Beach Tennis tende a ser mais rápido e dinâmico, com menos ralis longos, devido à natureza da quadra na areia. A resposta à bola é mais ágil, e a proximidade da rede torna o jogo mais emocionante. Já o Tênis Tradicional, muitas vezes, é caracterizado por ralis mais longos, estratégias de jogo mais elaboradas e uma abordagem mais tática.

Regras específicas

Embora ambas as modalidades compartilhem algumas regras básicas do tênis, elas também possuem algumas regras específicas que as diferenciam. Por exemplo, no Beach Tennis, a bola pode quicar uma vez na quadra antes de ser golpeada, ao contrário do Tênis Tradicional, onde a bola não pode quicar mais de uma vez. Além disso, as regras de saque também podem variar entre as duas modalidades.

O saque no Beach Tennis é executado em diagonal, assim como no tênis tradicional, mas deve ser feito por trás da linha de fundo e entre as marcas laterais da quadra. Além disso, o saque deve ser batido abaixo da altura da cintura do jogador que saca.

Quanto à pontuação, o Beach Tennis segue um sistema semelhante ao do tênis tradicional, utilizando os pontos 15, 30, 40 e jogo. No entanto, não há contagem de vantagem em caso de empate em 40 a 40 (deuce). A equipe que marcar o próximo ponto após o deuce vence o game.

Conheça nossos equipamentos de tênis e beach tênis

Se você é um jogador de tênis, a Pró-Spin oferece raquetes de alto desempenho, cuidadosamente projetadas para aprimorar suas habilidades e elevar o seu jogo a um novo nível. Além disso, você encontrará uma variedade de bolas de tênis que garantem consistência e durabilidade, permitindo sessões de treino e jogos de alto nível sem preocupações.

Agora, se você está curioso para descobrir a empolgante modalidade do beach tênis, a Pró-Spin tem o equipamento perfeito para você. As raquetes específicas para beach tênis são construídas para resistir às condições da praia, proporcionando não apenas um desempenho excepcional, mas também durabilidade para enfrentar o ambiente arenoso e salgado. Clique aqui para conhecer todos os nossos produtos. 

14/08/2023
bola de tenis e beach tennis batendo na rede

Beach Tennis x Tênis tradicional: semelhanças e diferenças

O mundo dos esportes oferece uma diversidade incrível de modalidades, cada uma com suas características únicas. Duas delas que vêm ganhando destaque ao longo dos anos são o Beach Tennis e o Tênis Tradicional.  Ambas são derivadas do tênis convencional e compartilham algumas semelhanças, mas também possuem diferenças distintas que as tornam atraentes para diferentes públicos. Neste artigo, exploraremos as […]
29/06/2023
tenista profissional com raquete na quadra

5 dicas para quem quer ser jogador profissional

O tênis é um esporte apaixonante, que atrai pessoas de todas as idades e níveis de habilidade. Para aqueles que começam a praticar, é comum se envolverem profundamente com as técnicas e o jogo, despertando o desejo de se tornarem tenistas profissionais. Contudo, o caminho para alcançar esse objetivo requer mais do que talento e paixão. É necessário um planejamento […]
26/04/2023
Beach Tennis

Por que contratar um professor de beach tennis?

Contratar um professor de beach tennis pode trazer diversos benefícios para quem deseja praticar esse esporte, como aprender e aprimorar as habilidades, melhorar a técnica e desempenho e personalizar a prática. No artigo de hoje, você vai saber mais sobre os benefícios de fazer aulas de beach tênis com um professor particular e tirar dúvidas sobre dúvidas comuns. Continue lendo […]
04/04/2023
como evoluir no treino de beach tennis

Veja como evoluir no treino de Beach Tennis

Saiba como sair do nível amador para o profissional. Praticar atividades físicas tem sido a saída para quem busca cuidar do seu bem-estar e melhorar a qualidade de vida. E entre tantas alternativas de modalidades esportivas para fortalecer a musculatura, aumentar a disposição e manter a boa forma, o Beach Tennis vem ganhando grande destaque. Mas para além das vantagens […]
06/12/2022
jovem olhando para algum lugar

Os esportes mais praticados no verão

Conheça as melhores atividades ao ar livre para você praticar durante as suas férias de verão! Uma das épocas mais aguardadas pelo brasileiro, o verão está chegando e, com ele, vem também o incentivo à atividades ao ar livre. Seja na praia, na cachoeira ou em parques da cidade, o que não faltam são esportes para praticar e se divertir […]