Tennis Elbow
A solução para o Tennis Elbow
19/09/2013
Lesões
Saiba como lidar com lesões, você ou seu adversário
30/09/2013

Tudo o que você precisa saber sobre as bolinhas

Bolinhas

Bolinhas: Apesar do mundo dos equipamentos para tênis ser cada vez mais amplo e cheio de novidades que não se resumem apenas às raquetes, mas também à infinidade de acessórios disponíveis, não podemos deixar de lado um produto essencial em nosso jogo: as bolas de tênis. Muitos tenistas podem considerar as bolas como um item sem diferenciações, mas como veremos a seguir, está longe disso!

As bolas de tênis são uma mistura de borracha, lã artificial e lã natural. O que definirá as características da bola será a quantidade com que cada material desses será usado, o tipo e obviamente a qualidade, o que torna um tipo de bola, mais caro que outro, porém muitas vezes com maior durabilidade e maior qualidade ao jogo.

Para começar, existem bolas específicas para cada superfície, o que traz grandes mudanças na hora do jogo. Podemos dividi-las em bolas para quadra rápida ou dura, para quadra lenta ou saibro e para todos os tipos de superfície.

Bolas para quadra dura ou rápida: Esse tipo de bola tem em sua mistura maior quantidade de lã natural do que lã artificial, pois a lã natural oferece maior atrito, consequentemente deixando a bola um pouco mais lenta. Isso também interfere um pouco na durabilidade da bola.

Bolas para quadra lenta ou saibro: As bolas para quadra lenta possuem maior quantidade de lã artificial, que é mais “lisa”, resultando em menos atrito, tornando o jogo na quadra lenta um pouco mais rápido.

Bolas para todo tipo de quadra: Esse tipo de bola “all court” é o “feijão com arroz”, pois trata-se de uma mistura homogênea de lã natural com artificial, tornando-se ideal para qualquer superfície.

Recomendações da ATP: Existem exigências da Associação dos Tenistas Profissionais que definem um padrão mundial para as bolas, o que garante que não encontremos bolas tão distintas entre as marcas. São elas: peso, circunferência, pressão e quique.

Por isso é ideal procurar um tubo de bolas de uma marca credenciada por alguma entidade de respeito no tênis, para não passar nervoso! Muitos tenistas sentem grande diferença quanto ao “peso” da bola, de marca para marca. Realmente isso existe. O que define uma bola mais pesada de outra é a qualidade e tipo de borracha que está sendo usada. Apesar da diferença não ser gritante, ela existe, por isso muitos tenistas têm suas marcas de preferência, por sentir mais a bola, no caso de bolas mais “pesadas”, ou até mesmo preferem bolas mais leves para evitar problemas físicos. Uma boa opção é a Bola de Tênis Babolat Trophy, ela é aprovada pela Federação Internacional de Tênis.

Números nas bolas de tênis para que servem? É simplesmente uma questão de diferenciação, pois a bola é exatamente igual. Por exemplo: Vou jogar em meu clube em um fim de semana: escolho a bola da marca “x” com o número 3 e meu colega compra a marca “x” de número 1. Estes números só servem (inteligentemente) para não misturar com as bolas do oponente.

Prazo de validade: Antigamente algumas marcas especificavam o prazo de validade de uma bola em 18 meses. Realmente, duram bastante tempo quando estão sob pressão, porém, esse tempo é relativo, pois algumas bolas podem durar mais tempo do que isso (não muito mais!), mas dificilmente duram menos. Por isso, não há um prazo de validade milimetricamente determinado.

Bolas sem pressão: Quando o tubo perde pressão ou a bola é aberta, seus dias já estão contados, pois a bola fica “murcha”, quicando muito menos, além de fazer aquele barulho estranho na hora do golpe. Porém, são recomendadas para crianças, por serem menos “duras”. Existem as bolas “soft”, que são de espuma, ideais para crianças (na minha opinião até aproximadamente 8 anos).

As melhores marcas e os melhores acessórios para a prática do tênis, você encontra aqui na Pró Spin.

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.