Melhores Raquetes
O que um iniciante precisa para praticar o tênis?
31/08/2015
Tênis
Como escolher o equipamento certo para as crianças
23/09/2015

Tipos de quadras, bolas e calçados apropriados

Tipos de quadras

Tipos de quadras

O tênis pode ser jogado em diferentes tipos de quadra e a forma como a bola quica pode mudar o jeito da partida. No circuito profissional, as quadras mais usadas são de saibro, de asfalto, de grama e de carpete e para cada uma delas existe uma bola específica e o tênis certo para o jogador usar o seu máximo desempenho. Conheça:

Quadra de saibro

Também conhecido por “terra batida”, pode ser feito de pó de tijolo (cor avermelhada) ou de pó de pedra, (conhecido por “har-tru”, de cor acinzentada). Normalmente o jogo dentro dessa quadra é mais lento pois as partículas de terra diminuem um pouco a velocidade da bola. A bolinha quica devagar, dando mais tempo para os tenistas defenderem as rebatidas. Por isso normalmente os pontos acabam decididos só depois de longas trocas de golpes. Ao mesmo tempo, a movimentação dos jogadores não seja muito precisa, provocando escorregões no saibro.

Bola ideal para quadra de saibro.

As bolas para quadra lenta possuem maior quantidade de lã artificial, que é mais “lisa”, resultando em menos atrito, tornando o jogo na quadra lenta um pouco mais rápido. É uma bola que anda um pouco mais compensando a baixa velocidade do piso.

Calçado ideal para quadra de saibro.

Escolha os que tenham barras de anti-torsão e solado com ranhuras específicas. Isso facilita o giro dos tornozelos, as constantes mudanças de direção, as freadas bruscas, as arrancadas e os arrastos na quadras de saibro.

Quadra de asfalto

As quadras de asfalto são mais “duras”, “rápidas” ou “sintéticas”, foram popularizadas pelos americanos, para que houvesse uma economia na manutenção das quadras. Nelas, o jogo é mais rápido, mas depende da abrasividade da superfície. Esse tipo de quadra beneficia o jogador mais agressivo, com um saque mais forte, e também ajuda os jogadores mais altos, que além da estatura privilegiada, conseguem se movimentar com mais facilidade.

Bola ideal para quadra de asfalto.

As bolas para quadra dura ou rápida, tem em sua mistura, maior quantidade de lã natural que artificial no feltro, pois a lã natural oferece maior atrito e, consequentemente, isso a deixa um pouco mais lenta. Esse fator também interfere na sua durabilidade.

Calçado ideal para quadra de asfalto.

Os calçados para essas superfícies são facilmente encontrados, uma vez que elas são as mais utilizadas para jogos. Por necessitar de reforço em áreas como as laterais e as que cobrem os dedos, esses calçados são mais pesados do que os outros, mas sua durabilidade também é maior.

Apresentam também o tradicional padrão chevron no solado, feitas em borrachas com grande resistência à abrasão, oferece tração para as freadas e arranques constantes e é bastante reforçado nas zonas de maior desgaste como nos dedos e lateral.

Quadra de grama

É um tipo de quadra pouco usada nos dias atuais devido à sua complicadíssima manutenção. A grama é densa e baixinha, podada a uma altura de só 8 milímetros. A superfície oferece pouco atrito para frear a bolinha, que ao deslizar na grama quase não perde velocidade e fica rente ao chão. Por isso, o ritmo do jogo é o mais rápido, a bola quica e fica difícil defender as patadas mais fortes. Sem falar que a grama desgasta fácil, criando “morrinhos artilheiros” na quadra. O jogo nessa grama favorecem os jogadores de estilo agressivo, especialmente saque e voleio.

Bola ideal para quadra de grama.

Para esse tipo de quadra o ideal é uma bola mais dura, pois ela achata menos quando atinge o solo. Isso resulta em menos atrito e, consequentemente, em um quique mais rápido. O objetivo aqui é acelerar um pouco o jogo. Por isso, o feltro utilizado geralmente é mais fino, fazendo com que a bola não fique felpuda demais, o que ocasiona lentidão.

Calçado ideal para quadra de grama.

Os calçados para essa superfície são feitos especialmente para não danificar muito a grama, e possuem pequenos birros em forma de “pitões” no solado, para aumentar a tração e deixar o tenista prevenido contra escorregões.

Quadra de carpete

Esse piso parece mais um borrachão. Ele até absorve melhor o quique da bolinha, o que teoricamente faria ela perder mais velocidade. Mas, como o carpete fica em ginásios fechados, sem vento lateral, o jogo se torna mais rápido. Ela favorece os jogadores agressivos, com saques fortes e bom jogo de rede. A bola escorrega bastante e pinga muito pouco. Os pontos são curtos, dificultando para os jogadores que trocam muita bola.

Bola ideal para quadra de carpete.

Esse tipo de bola tem em sua mistura maior quantidade de lã natural do que lã artificial, pois a lã natural oferece maior atrito, consequentemente deixando a bola um pouco mais lenta. Isso também interfere um pouco na durabilidade da bola.

Calçado ideal para quadra de carpete.

Para jogar em carpetes, o calçado deve ter uma boa tração inicial e alta durabilidade também, pois a superfície pode ser bastante abrasiva.

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.