Melhor Overgrip
Qual é o melhor overgrip?
03/09/2021
String Saver
Como o string saver pode te ajudar
08/09/2021

Tensão ideal das cordas

Tensão ideal das cordas

A tensão ideal das cordas da sua raquete de tênis é um detalhe fundamental que pode contribuir para o bom desempenho ao jogar.

Recomenda-se que a tensão ideal a ser utilizada esteja entre 40 a 65 libras e os fabricantes costumam sugerir na própria raquete de tênis a tensão apropriada, podendo ser mais baixo ou mais alto, o que resulta em uma raquete mais solta ou mais firme, respectivamente.

Mas ela também depende de outros fatores como, principalmente, seu objetivo de estilo de jogo. Para chegar a um número que seja bom para você, é necessário levar alguns pontos em consideração e, de preferência, em conjunto do seu encordoador. Assim, você consegue aproveitar o máximo possível do seu equipamento, além de prevenir imprevistos que tensões inadequadas podem causar.

Continue lendo este artigo para saber mais detalhes sobre cada tipo de tensão de corda e o que podem proporcionar.

Tensão de corda baixa

Já a menor tensão, considerada entre 40 a 50 libras, proporciona mais potência, durabilidade, velocidade, rotação, sensação e conforto, isso porque ela funciona semelhante a um trampolim e acaba gerando o efeito rebote. Porém será necessário maior controle nos golpes. Justamente por isso é frequentemente indicado para jogadores mais iniciantes.

Os tipos de corda firmes e de controle, também conhecidos como monofilamentos, costumam ser mais duros e, com exceção do objetivo de atingir maior controle, tensões altas podem tornar os golpes mais desconfortáveis. Portanto, o ideal é um número mais baixo. 

Raquetes com cabeça menor ou tamanho tradicional também costumam demandar uma tensão baixa, uma vez que as cordas são mais próximas entre elas e resultam em uma maior concentração de tensão, deixando a raquete mais “dura” e desconfortável.

Tensão de corda alta

A corda com maior tensão tem entre 55 a 65 libras e proporciona mais firmeza, precisão e controle. Por demandar que o jogador bata mais, a tensão alta é indicada para jogadores que têm potência em seus golpes e deve ser evitada pelos jogadores que possuem algum tipo de lesão no punho.

Em relação ao tipo de corda, as mais macias e confortáveis, também conhecidas como multifilamentos, costumam perder a tensão e diminuem sua precisão. Logo, é interessante que o encordoamento esteja com uma tensão alta.

Quando se trata de raquete, as que possuem cabeça maior e cordas mais espaçadas entre elas faz com que a tensão tenha menor concentração e, consequentemente, fique mais maleável. Nesses casos também é recomendado o uso de uma tensão maior. 

Depois de ler esse artigo você já deve estar expert em tensão de cordas, mas não deixe de definir a tensão da sua com o seu encordoador ao levar todos esses pontos em consideração e lembre-se sempre que a tensão ideal pode variar de pessoa para pessoa, tipo de corda e raquete

Para garantir a sua corda, acesse nossa loja clicando aqui e confira as mais diversas opções disponíveis. 

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.