Tênis
Como escolher o equipamento certo para as crianças
23/09/2015
Bolas de Tênis
Resenha de Bolas de Tênis
08/10/2015

Qual o tamanho certo para sua empunhadura

Empunhadura

 

O processo para escolher uma raquete requer muita atenção. Existem muitas características e combinações que a maioria não leva em conta na hora da compra. O tamanho da cabeça, o peso/ equilíbrio, o formato e os tipos de corda são elementos importantes para se considerar. Mas muitos dos esportistas esquecem de observar o tamanho da empunhadura, ou seja, o lugar da raquete onde você segura.

A empunhadura influencia diretamente no desempenho e na saúde de um tenista. Com um cabo fino demais a raquete pode rodar dentro da mão, principalmente no toque lateral da bola, desestabilizando o golpe. Por outro lado, se ele estiver muito grosso, a mão não consegue firmeza e a tendência é que o tenista aperte constantemente a raquete para evitar que ela escape.

Com o tempo, essas práticas podem resultar numa Epicondilite lateral, uma lesão no cotovelo que compromete os tendões extensores e que atinge muitos tenistas.

Para te ajudar na decisão correta, a Pro-spin separou algumas dicas sobre empunhadura:

Em primeiro lugar, o tamanho de um cabo pode ser definido de duas formas: pela nomenclatura europeia ou pela americana. A primeira medida vai L0 a L5 enquanto a segunda se baseia nas polegadas. Na tabela abaixo, esta a relação entre as duas.

 

Apesar da maioria das raquetes serem fabricadas na medida L3 ou 4 ⅜ , também conhecida como tamanho 3, ainda é possível que este não seja o mais adequado para você. Para saber qual o tamanho certo para sua raquete, há duas formas.

1. Coloque a mão de uso na empunhadura. A distância entre a ponta do dedo médio (terceiro dedo) e a bochecha do dedão deve ser igual ao dedo indicador da outra mão. Se ela for menor, a empunhadura está fina. E caso a distância seja maior que o dedo, ela está grossa.

 

 

2. Use uma régua com medidas em polegadas para ver a distância entre o meio da mão e a ponta do dedo médio. A distância resulta no tamanho da empunhadura.

 

 

Se mesmo assim, você não tiver certeza sobre a escolha do tamanho, compre uma mais fina. Pois sempre é possível engrossá-la com um overgrip.

Agora que você sabe o tamanho para sua empunhadura, visite nosso comparador de raquetes e busque pelas raquetes perfeitas para seu perfil.

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.