performance em quadra
Como melhorar a performance em quadra
24/06/2014
raquetes
Diferentes esportes que usam raquetes nas Olimpíadas
26/06/2014

Qual o calçado ideal para cada tipo de quadra de tênis?

Quadra de tênis

O forte impacto do tênis não se restringe apenas à raquete e aos braços, afetando também os pés e joelho – já que o jogador está sempre se movimentando dentro da quadra. Para absorver essa força e garantir a segurança, bem-estar e o bom desempenho do tenista é necessário que o calçado seja ideal para o tipo de quadra em que ele está jogando. O calçado é, portanto, um dos equipamentos mais cruciais para o jogo de tênis.

Tipos de quadra x calçados ideais

Saibro: a quadra de saibro possui aparência de terra batida, mas na verdade ela é composta por pó de tijolo. Isso deixa o piso mais fofo, absorvendo boa parte do impacto tanto do calçado quanto da bolinha, fazendo com que ela perca velocidade. Este pó deixa a quadra mais lisa e os maiores tenistas costumam se aproveitar dessa característica para chegar mais rápido à bola.

Calçado ideal: O calçado para este tipo de quadra deve ter uma boa tração de saída e conseguir travar no momento que o tenista desejar, como o Adidas Barricade 8, que apresenta alta durabilidade e eficiência.

Sintético: mesmo com uma camada interna de borracha, a quadra sintética possui uma absorção de impacto menor que a quadra de saibro. Quando a bola quica nesta superfície, ela não perde tanta velocidade e sobe menos, tendo uma trajetória que segue o sentido horizontal. Sendo assim, o tenista precisa se movimentar muito mais para acompanhar a velocidade e direção da bola.

Calçado ideal: Para a quadra sintética, o calçado precisa ter a melhor absorção de impacto e uma alta durabilidade, para que a abrasão do solo não cause um desgaste precoce. Uma sugestão para esta quadra é o Tênis adidas CC Adizero Feather 3, que atende às principais necessidades do tenista.

Carpete: semelhante a uma película grossa de borracha, ele absorve muito mais do impacto da bola em relação a quadra sintética, fazendo com que ela não alcance uma altura muito grande ao quicar e que perca gradativamente a velocidade. No entanto, graças a falta de vento, isso pode ser sentido de uma maneira mais discreta.

Calçado ideal: Para jogar em carpetes, o calçado deve ter uma boa tração inicial e alta durabilidade também, pois a superfície pode ser bastante abrasiva. O Tênis adidas Ace II é uma boa sugestão para o piso, pois conta com uma entressola Adiprene que diminui o choque entre o calçado e o calcanhar.

Grama: apesar do nome, ele é bem diferente do que se espera de um campo de futebol. A grama deve ser densa e com altura no máximo de 8 milímetros. Desta maneira, o atrito que faria parar a bola é muito menor, já que ela quase não perde velocidade e fica mais rente ao chão. Para jogar nesta quadra o tenista deve estar bem preparado, pois o ritmo do jogo é mais rápido.

Calçado ideal: Neste caso, o calçado deve oferecer mobilidade e velocidade para o jogador, já que ele precisará se movimentar muito mais para acompanhar o jogo. Para ter conforto e amortecimento nos pontos de maior pressão, o tênis Wilson Tour Vision II é altamente recomendado, graças ao seu sistema de Reactive Gel.

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.