O Encordamento das Raquetes de Tênis

A Bola de Tênis
21/01/2015
A Nike e suas tecnologias para 2015
04/02/2015

O Encordamento das Raquetes de Tênis

Pra quem está começando a jogar tênis, é importante não deixar de lado os detalhes do encordoamento. O número de furos de uma raquete (conhecido como cordas, popularmente), se ajustado, é essencial para uma boa performance. E isso, independente do seu nível na prática do esporte. E a trama, você já ouviu falar? Ela é formada pelo conjunto das cordas principais (verticais) e transversais (horizontais), que formam os quadrados. E é exatamente o tamanho desse espaço que define se uma trama é mais fechada ou aberta.

Ou seja, se uma raquete tem mais cordas do que outra do mesmo tamanho, essa primeira tem uma trama considerada fechada. Um exemplo seria de 18 x 20. Com isso o jogador terá um maior controle de bola e, também, sua corda dee durar mais, já que o impacto da bola é dividido entre mais cordas. Porém, dessa maneira há um menor conforto, efeito spin velocidade de bola.

Mas caso não queria uma menor velocidade de bola, a dica é aumentar o peso do aro, deixando o equilíbrio mais para a cabeça ou ainda diminuindo um pouco a tensão nas cordas.

No geral, as raquetes com trama mais fechada são sugeridas aos jogadores que já estão em um nível profissional ou avançado. O mesmo, só que ao contrário, se aplica para jogadores iniciantes: cordas mais abertas facilitam as jogadas desse grupo.

 

 

E, indo na direção contrária, a raquete com menor número de cordas – 16 x 19, por exemplo – fará o jogador ter maior velocidade de bola, conforto e spin, porém, menor controle de bola e durabilidade (de corda).

 

Se o que almeja é aumentar seu controle de bola, a sugestão mais plausível é de que aumente a tensão nas cordas (mas tome cuidado: seu  braço fará mais esforço!). Já se o papo é durabilidade de corda “Ah, eu queria que elas durassem mais!”… a dica é tentar uma híbrida com co-polímero fino nas verticais, e performance nas transversais.

E você sabia que é possível encontrar furações (se fala assim mesmo!) diferentes em um mesmo modelo de raquete? Isso é bastante comum nas raquetes feitas para jogadores profissionais, mas que possuem versões para os amadores de plantão.

Entre tantas características, não fique na dúvida antes de comprar a sua raquete. O importante é achar a ideal para o seu tipo de jogo e, claro, arrasar em campo!

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.