Bola de Tênis
A Bola de Tênis
21/01/2015
Nike
A Nike e suas tecnologias para 2015
04/02/2015

O Encordamento das Raquetes de Tênis

Raquetes de Tênis

Raquetes de Tênis

Pra quem está começando a jogar tênis, é importante não deixar de lado os detalhes do encordoamento. O número de furos de uma raquete (conhecido como cordas, popularmente), se ajustado, é essencial para uma boa performance. E isso, independente do seu nível na prática do esporte. E a trama, você já ouviu falar? Ela é formada pelo conjunto das cordas principais (verticais) e transversais (horizontais), que formam os quadrados. E é exatamente o tamanho desse espaço que define se uma trama é mais fechada ou aberta.

Ou seja, se uma raquete tem mais cordas do que outra do mesmo tamanho, essa primeira tem uma trama considerada fechada. Um exemplo seria de 18 x 20. Com isso o jogador terá um maior controle de bola e, também, sua corda de durar mais, já que o impacto da bola é dividido entre mais cordas. Porém, dessa maneira há um menor conforto, efeito spin velocidade de bola.

Mas caso não queria uma menor velocidade de bola, a dica é aumentar o peso do aro, deixando o equilíbrio mais para a cabeça ou ainda diminuindo um pouco a tensão nas cordas.

No geral, as raquetes com trama mais fechada são sugeridas aos jogadores que já estão em um nível profissional ou avançado. O mesmo, só que ao contrário, se aplica para jogadores iniciantes: cordas mais abertas facilitam as jogadas desse grupo.

E, indo na direção contrária, a raquete com menor número de cordas – 16 x 19, por exemplo – fará o jogador ter maior velocidade de bola, conforto e spin, porém, menor controle de bola e durabilidade (de corda).

Se o que almeja é aumentar seu controle de bola, a sugestão mais plausível é de que aumente a tensão nas cordas (mas tome cuidado: seu braço fará mais esforço!). Já se o papo é durabilidade de corda “Ah, eu queria que elas durassem mais!”… a dica é tentar uma híbrida com co-polímero fino nas verticais, e performance nas transversais.

E você sabia que é possível encontrar furações (se fala assim mesmo!) diferentes em um mesmo modelo de raquete? Isso é bastante comum nas raquetes feitas para jogadores profissionais, mas que possuem versões para os amadores de plantão.

Entre tantas características, não fique na dúvida antes de comprar as suas raquetes de tênis. O importante é achar a ideal para o seu tipo de jogo e, claro, arrasar em campo!

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.