Guia de cordas para raquete de tênis

Peso de Raquete
Escolha qual peso de raquete usar
10/09/2021
Tênis Nike Court
Tênis Nike Court
15/09/2021

Guia de cordas para raquete de tênis

Cordas

As cordas da sua raquete de tênis têm grande influência no seu desempenho e performance ao jogar e praticar. Então, é muito importante ter noções básicas necessárias sobre o assunto para desfrutar o máximo dos seus equipamentos.

Pensando nisso, a Pró Spin criou um guia simples sobre cordas para raquete de tênis. Continue lendo este artigo para saber mais.

Noções básicas de cordas

A corda de raquete de tênis demanda algumas atenções para o seu uso. Uma delas é a tensão, responsável por deixar a corda mais apertada e dura ou mais solta e flexível. Enquanto a primeira opção proporciona mais controle para o jogador, a segunda oferece maior potência. 

A espessura da corda também influencia na sua jogada. Você pode optar pelas mais finas, as quais possibilitam maior sensação, ou as mais grossas, que possuem maior durabilidade. As cordas que produzem mais energia também absorvem mais carga de choque no impacto. Cordas mais macias, ou cordas com um revestimento mais macio, tendem a vibrar menos e as mais rígidas tendem a produzir mais efeito spin.

Cuidados com as cordas

Quebrar as cordas da sua raquete é algo inevitável no tênis. Ou por usar muito topspin, ou porque a amarração da corda foi atingida e até mesmo por desgaste do tempo conforme o uso. Por isso, é muito importante saber como cuidá-las. 

Um dos pontos para se atentar é quanto a frequência de troca. Mesmo que não exista uma periodicidade exata para trocar a sua corda, com exceção das vezes que ela quebra, é fundamental sempre testá-las antes de usar. Com o tempo, as cordas vão perdendo sua elasticidade e enfraquecendo a tensão e, consequentemente, perdendo a potência. A partir do momento que, durante os teste ou ao jogar você perceber que a corda perdeu suas características, provavelmente é hora de fazer a troca. 

Essa troca de cordas pode ser feita por um encordoador e lojas especializadas em esporte ou tênis através de máquinas de encordoamento eletrônica ou manual. Você também pode investir em ter sua própria máquina e trocar por conta própria. 

Um meio de evitar que as cordas da sua raquete se desgastem com tanta frequência é usar protetores conhecidos como string saver, bate forte ou elastocross. Outros cuidados como evitar expor a raquete a temperaturas quentes frias ou úmidas demais, guardá-la na raqueteira é o ideal.

Corda sintética e natural

Há dois tipos de material de cordas para raquete de tênis: as naturais e as sintéticas.

As cordas naturais foram as primeiras a serem utilizadas, produzidas a partir de tripas de animais. Ela oferece mais elasticidade, controle, performance, além de ser macia. No entanto, com a popularização da corda sintética, a natural perdeu um pouco da sua popularidade, mas ainda assim é muito utilizada por alguns atletas profissionais e ainda é possível encontrá-la para vender.

Já a corda sintética, como poliéster, nylon, tripa sintética ou multifilamento, são mais usadas para jogadores iniciantes e recreativos, pois são confortáveis, possuem estabilidade de tensão, absorvem bem o impacto e a sua durabilidade se aproxima das cordas naturais.

Corda de multifilamento e monofilamento

Dentro da categoria das cordas sintéticas, existem dois tipos: de multifilamento e monofilamento. 

As cordas de multifilamento são produzidas a partir de várias camadas de micro fios trançados que formam uma corda só. À medida que aumenta a quantidade de filamentos, aumenta a qualidade do produto. Elas se assemelham às tripas naturais e podem ser compostas por diferentes tipos de materiais, como nylon. Esse tipo de corda proporciona conforto, uma vez que aumenta a absorção das vibrações que podem atingir o tenista. 

As cordas de monofilamento são o oposto, ou seja, são produzidas a partir de um único filamento, podendo ser compostas por materiais como o poliéster e o copolímero. Possuem alta durabilidade, são menos flexíveis, mais rígidas e dificilmente correm pela raquete, uma boa opção para o efeito top spin.

Agora que você é um expert em cordas para raquetes de tênis, garanta já a sua em na loja da Pró Spin, confira as variadas opções disponíveis clicando aqui!