String Saver
Como o string saver pode te ajudar
08/09/2021
Cordas
Guia de cordas para raquete de tênis
13/09/2021

Escolha qual peso de raquete usar

Peso de Raquete

Escolher a raquete de tênis com o peso ideal faz muita diferença ao jogar, pois a escolha inadequada para o seu perfil pode te prejudicar durante a partida. Isso porque se a raquete for muito leve, o jogador pode forçar mais os golpes, não ter tanta estabilidade ou potência o suficiente. E se for muito pesada, principalmente utilizando uma técnica incorretamente o corpo, além de sentir cansaço sem necessidade, há a possibilidade do jogador se lesionar.

O peso ideal depende muito do seu nível e idade também, geralmente são divididos em três categorias: iniciantes, intermediários e avançados. Continue lendo este artigo para saber mais detalhes sobre cada uma. 

Vale lembrar também que é fundamental verificar se o peso que aparece na raquete é strung ou unstrung, ou seja, se está com ou sem corda, respectivamente.

Raquete de tênis para iniciantes

Para os iniciantes, o ideal é uma raquete mais leve, pois mais pesada pode gerar lesões para os jogadores que não estão acostumados. Elas costumam ser mais fáceis de usar e geram spin com maior facilidade. Porém, não são indicadas para competir contra adversários que batam a bola com muita potência. 

É recomendado que, para iniciantes jovens, ela pese até 245g e para os iniciantes adultos, até 285g. Além disso, também é interessante que o perfil do peso da raquete seja equilibrado. 

Raquete de tênis para intermediários

Já para os jogadores intermediários, é preferível que o peso da raquete esteja no meio termo, nem tão leve, mas ainda assim nem tão pesada. Você também pode adaptá-la futuramente, adicionando mais peso. 

Para jovens intermediários, o peso deve ter até 285g e para os adultos intermediários, uma raquete entre 285g a 300g cumpre bem o serviço. A distribuição de peso pela raquete também pode ser ou de perfil equilibrado ou levemente deslocada, tanto para a cabeça quanto para o cabo.

Raquete de tênis para avançados

Se você é um atleta de nível avançado, raquetes de tênis acima de 300g são mais indicadas, pois são mais estáveis e, consequentemente, oferecem maior controle, consegue aguentar bolas mais pesadas, transmitem menor choque de contato e produzem maior potência que as raquetes mais leves. 

Equilíbrio do peso

Um ponto muito importante para se atentar ao escolher o peso da sua raquete de tênis é a distribuição desse peso por todo o instrumento. É fundamental esse detalhe, pois pode influenciar no tipo de batida que favorece seus golpes. Há três formas de distribuição desse peso: HH, HL e Even Balanced.

O HH, head heavy, significa peso da cabeça, ou seja, a maior quantidade de peso vai ser distribuído na cabeça da raquete. Essa forma facilita o manejo e é ótimo para jogar perto da rede.

Já o HL, head light, significa que a cabeça está leve, consequentemente, a maior concentração de peso fica no cabo da raquete. Esse tipo proporciona maior potência para jogar e é ideal para golpear as bolas do fundo da quadra justamente por conta da força que oferece ao jogador. 

Se a raquete está com o peso distribuído de maneira uniforme ao longo da sua estrutura, então está é do tipo Even Balanced, ou igualmente balançada. Por conta do seu equilíbrio, ela oferece uma combinação de fácil manejo e boa estabilidade.

Para você conferir a distribuição de peso na sua raquete de tênis, temos um jeito prático e rápido. Basta pendurar horizontalmente um dos cantos da região no formato V pelo dedo indicador e tentar manter reto até o lado mais pesado pender. Caso nenhum lado fique mais para baixo, então a distribuição está igual.

Agora que você já sabe como escolher a raquete de tênis perfeita, chegou a hora de garantir a sua! Acesse nossa loja clicando aqui e confira os mais diversos modelos disponíveis.

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.