Laver Cup
Tênis dá uma aula de espírito esportivo
25/09/2017
Nadal
Por que o Nadal não consegue mais bater o Federer?
25/10/2017

Dicas para evitar lesões ao jogar tênis

Contusão no tênis

Lesões

O tenista amador não mede esforços para estar em quadra em seus momentos de folga. Com o sol fervendo ou com frio, ele quer mesmo é colocar em prática o que assistiu na televisão e melhorar seus golpes a cada vez que pisa na quadra. No entanto, mesmo em nível amador, o tênis é um esporte desgastante, que exige muito das articulações e de todo o sistema cardiovascular, já que se trata de uma atividade que não dá continuidade ao jogador, são piques rápidos e curtos.

Prevenir-se de lesões não é uma ação circunstancial ou pontual, mas contínua. O surgimento de contusões muitas vezes não acontece de uma hora para outra, mas do conjunto de desgastes de um músculo ou uma articulação, por exemplo.

É impossível buscar uma fórmula perfeita para evitar contusões, se fosse, nenhum atleta teria mais lesões, mas há algumas maneiras de proteger um pouco mais o corpo e aumentar as chances de sair da quadra com saúde.

Aquecimento

Dez minutinhos de aquecimento antes de começar a jogar podem ser fundamentais para evitar lesões. O ideal é aquecer as articulações e os músculos antes mesmo de entrar em quadra. A troca de bolas deve acontecer a princípio com suavidade e pouco deslocamento, para intensificar o esforço de maneira progressiva.

Excesso é prejudicial

No ímpeto de jogar cada vez mais, o tenista amador pode forçar demais o próprio o organismo. O corpo dá indícios de quando ainda precisa de mais descanso, e é preciso saber ouvi-lo. Cada pessoa tem um tempo distinto de recuperação, que também varia conforme o esforço aplicado, então nesse caso, o ideal é confiar na própria sensibilidade e entrar em quadra somente quando tiver realmente se recuperado da partida anterior.

Alimentação e sono

Esses fatores também têm influência determinante sobre o corpo e, consequentemente, são variáveis importantes para a prevenção de uma lesão. Uma pessoa com boa alimentação terá vantagens óbvias durante a prática esportiva, no que refere à prevenção de contusões, sobre alguém que se alimenta mal. O sono é tão importante quanto. Um corpo que não descansou bem tem condições de regeneração reduzida, se tornando mais vulnerável no momento de grande esforço, como uma partida de tênis.

Raquete de tênis

Ter uma ótima raquete de tênis também é importante na busca por evitar contusões. Há raquetes vendidas fora dos padrões de qualidade que, além de durarem muito menos que uma raquete oficial, podem sobrecarregar a coluna e prejudicar os ombros e cotovelos.

Calçados para tênis

Não é preciso procurar muito para encontrar tenistas amadores que jogam com calçados inadequados para o esporte. Muitos utilizam tênis de corrida, alguns até mesmo chuteira de futebol. Na verdade, essas pessoas estão arriscando torções de tornozelo e joelho. O calçado para tênis adequado é feito justamente pensando na saúde do jogador e na durabilidade do produto.

Roupas para tênis

As roupas para tênis têm menor impacto na prevenção de lesões. No entanto, como permitem melhor transpiração, dão mais segurança ao jogador para ele se sentir menos “travado” e fazem com que ele jogue mais “solto”, diminuindo as chances de se machucar.

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.