Preparação física
Preparação física do tenista
05/12/2013
Pró Spin
A Pró Spin deseja um feliz Natal a todos
19/12/2013

Conheça melhor o tipo de corda que você usa na sua raquete

Corda

A corda de tênis foi fabricada em 1875, quando Pierre Babolat criou a corda de tripa natural. Durante anos esse foi o único tipo de corda usada que reinou até o início da década de 1980.

Com o avanço da tecnologia, foi possível o desenvolvimento de outros tipos de fios, e é graças a esse avanço que hoje temos diferentes tipos de cordas, como:

Tripa Natural Ela permite uma maior penetração da bola no aro da raquete. Quanto maior a profundidade, maior a potência, menos perda de energia em função de que a bola não se deforma na entrada e saída do aro. Maior redução de choque e vibração com grande conforto. Pode ser usada em qualquer tipo de raquete independente do peso. É para jogadores de todos os tamanhos de swing. Ideal para jogadores com lesões, devido ao excelente conforto.

Tripa SintéticaEla tem uma entrada no aro da raquete muito menor comparada com outros tipos de corda, como a de tripa natural e a poliamida. Envolve menos a bola facilitando a perda de energia e potência, oferece uma sensação agradável, mas básica. Muito usada por jogadores iniciantes, diminui as boas sensações das raquetes mais modernas. Tem uma boa durabilidade. É para jogadores de todos os tamanhos de swing. Não é indicada para nenhum tipo de lesão.

Multi – Fibras/ Poliamida Essa corda permite uma boa penetração da bola no aro. Se deforma um pouco na entrada do aro com uma pequena perda de energia, mas oferece uma boa potência na devolução, um toque suave e reduz bastante o choque e vibração com bom conforto. Deve ser indicada para maioria de jogadores de clube e para qualquer tipo de raquete independente do peso. Tem uma razoável durabilidade. É para jogadores de todos os tamanhos de swing. Fabricada para se aproximar ao máximo da performance da Tripa Natural e em geral custa a metade do preço podendo ser usada em alguns casos por jogadores com algum tipo de lesão.

Poliéster Essa corda permite uma grande entrada da bola no aro da raquete. A bola se deforma muito com o contato na corda, perdendo muita energia e muita potência, oferecendo grande controle com choque e vibração. Por esse motivo os próprios fabricantes recomendam que seja colocado 10% a menos de tensão. Deve ser usada por jogadores com Swing grande e rápido (somente), facilita um jogo agressivo de muito top spin. A melhor aplicação dessa corda é nas raquetes mais pesadas como as dos profissionais, com pelo menos 310 gramas (forçando uma barra para 300 gramas). Tem grande durabilidade com grande perda de tensão. De forma alguma deve ser usada por jogadores com lesão.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de cordas existentes no mercado, fica a dúvida. Qual corda é ideal para o meu estilo de jogo? Quando devo trocar a corda da minha raquete? Esses tópicos serão abordados em nosso próximo post.

Blog Pró Spin – Notícias sobre tênis

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.