Tênis Nike Court
Tênis Nike Court
15/09/2021
raquete de beach tennis
Como escolher uma raquete de Beach Tennis?
20/09/2021

Como escolher o equilíbrio perfeito para a sua raquete

Raquete

Se você é um entusiasta do tênis, provavelmente já ouviu falar sobre o equilíbrio da raquete, certo? Esse termo se refere à forma como o peso da raquete está distribuído, podendo estar concentrado mais a frente, na cabeça, equilibrado, ou então mais concentrado no cabo.

Isso irá interferir diretamente na força e no controle que o equipamento exerce sobre a bola e também na segurança do jogador, evitando lesões decorrentes da prática do esporte. Nesse artigo nós explicamos melhor como o equilíbrio da raquete interfere no seu desempenho e também na sua segurança. Confira:

Raquetes de cabeça pesada (CP). 

Quanto mais a massa da raquete se afastar do centro pendendo para a cabeça, maior será a força da gravidade exercida nessa parte do equipamento. Uma vez que a raquete entre em contato com a bola, o peso efetivo da cabeça parecerá muito maior do que realmente é. Na prática isso implica em uma maior potência na jogada, mas também uma menor precisão e controle. 

Além disso, o peso na cabeça da estrutura adiciona um torque extra ao pulso, cotovelo e ombro durante o balanço, podendo gerar lesões em tenistas mais inexperientes ou com pouco condicionamento físico. 

Raquetes equilibradas (E)

As raquetes equilibradas apresentam características mistas entre ambas, não trazendo nem toda a potência daquelas de cabeça pesada, nem o controle das cujo peso se encontra mais distribuído no cabo. 

Esse modelo não possui grandes contra-indicações, podendo ser utilizado por jogadores de todos os níveis, especialmente aqueles que possuem um swing intermediário. 

Raquetes de cabeça leve (CL) 

Esse modelo garante muito mais controle sobre a bola, mas uma grande perda de potência na batida, exigindo um movimento do braço muito maior. Justamente por isso ela é mais indicada para jogadores que apresentem um swing longo, o que a torna ideal para os níveis intermediários e avançados. 

Como escolher o melhor equilíbrio para a raquete?

Isso dependerá muito do seu nível enquanto jogador, seu condicionamento físico, swing e frequência no esporte. 

Curiosamente, a maior parte dos modelos de raquetes para iniciantes trazem justamente o peso na cabeça. Isso não necessariamente será um problema, caso você seja um praticante ocasional. Mas no caso de tenistas iniciantes, que praticam com uma maior frequência e pretendem se desenvolver no esporte, a melhor escolha seria uma raquete de peso equilibrado.

Caso você se encontre em um nível intermediário ou avançado e tenha um swing mais longo, então a melhor opção com certeza será a raquete de cabeça leve, que irá garantir uma grande precisão às suas jogadas.

Aqui na Pró Spin nós temos a raquete ideal para o seu perfil. Clique aqui e confira, são mais de 70 modelos para você escolher! 

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.