Wilson
A história da marca: Wilson
25/09/2019
HEAD
História das marcas: HEAD
08/10/2019

Badminton: o que você precisa saber sobre a modalidade

badminton

O Badminton é um esporte com uma dinâmica parecida com outras modalidades de raquete, porém existem algumas diferenças fundamentais que tornam única a prática dessa atividade.

Ele é jogado entre dois ou quatro jogadores, que devem usar a raquete para jogar uma espécie de peteca (chamada de birdie ou volante) para o outro lado de uma rede, que separa a quadra.

O projétil pode alcançar até 300 km/h, atingindo uma velocidade ainda maior que a bola de tênis. Para ter um bom desempenho no badminton, é importante que os atletas tenham um bom treinamento físico, trabalhando força, coordenação, agilidade e reflexo.

Badminton: onde surgiu

Criado no século XIX, o badminton começou a ser praticado na Inglaterra. Ele foi inspirado em um outro jogo, que era praticado na Índia, conhecido como Poona. Um outro esporte semelhante também era praticado na Grécia Antiga, chamado de Tamborete e Peteca.

O nome do esporte se deu por conta do local em que foi jogado pela primeira vez, de acordo com a história. A Badminton House pertencia ao Duque de Beaufort’s e era um ponto de encontro para a elite da época.

Com o passar do tempo, a modalidade foi se popularizando em outras regiões do planeta, como a Europa e Ásia. No Brasil, o jogo ainda não é muito popular, mas a cada ano vem recebendo novos adeptos.

Um momento importante para o crescimento do esporte foi a fundação, em 1934, da Federação Internacional de Badminton. Conhecida atualmente como Federação Mundial de Badminton (BWF) fica localizada em Gloucestershire, na Inglaterra. Mais de 130 países são membros dessa Federação, incluindo os maiores expoentes do esporte, como Indonésia, China, Malásia e Coréia.

Em 1993, foi inaugurada a Confederação Brasileira de Badminton, essencial para a popularização do esporte no país.

Fundamentos do Badminton

A modalidade está baseada principalmente em saques e defesa. A quadra é dividida por uma rede que fica a 1,55 metros do solo.

As partidas têm três sets, com 21 pontos cada uma. Desta forma, vence quem fizer dois sets primeiro. Os pontos são marcados por quem deixar a peteca tocar a quadra no lado do adversário.

O peso do projétil pode variar entre 4 a 5 gramas, podendo ser feita com penas de ganso ou até mesmo de nylon. Já a raquete de badminton tem um peso de aproximadamente 100 gramas. Apesar de leves, são feitas de um material bastante resistente.

Quer saber mais sobre os esportes de raquetes? Veja mais dicas em nosso blog e encontre os produtos que você precisa no site da Pró Spin!

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.