Bola de Futebol Americano
A Bola de Futebol Americano
20/11/2014
Comparador de Raquetes
Head e sua Importância no Tênis
09/12/2014

Adidas, Um Gigante dos Esportes

Adidas

Adidas

Na década de 1920, a cidade de Herzogenaurach, na Alemanha, hospedava a Dassler Brothers Sports Shoe Company, que tinha dois irmãos como sócios – Adolf, que pensava e desenvolvia os sapatos e Rudolph, que os vendia.

A marca, que começou timidamente, estourou em meio a acontecimentos históricos marcantes em menos de uma década após seu nascimento. Os irmãos apoiaram o partido nazista, quando Hitler tomou o poder, em 1933, mas mesmo assim, convenceram Jesse Owens – atleta americano famoso, participante da Olimpíada de 1936 – a utilizar seus tênis durante o grande evento. Como Owens levou pra casa nada menos do que 4 medalhas de ouro, não foi somente ele que ganhou visibilidade, mas também a marca, que estava prestes a acabar. Ou melhor, se dividir.

Os negócios fluíam positivamente, porém, o relacionamento entre a família começara a estremecer – já que suas respectivas esposas não se davam muito bem. Dizem que, por causa dos bombardeios da 2ª Guerra Mundial, os casais se juntaram, a fim de se proteger, e a mulher de Adolph soltou a frase “Os bastardos estão de volta”, referindo-se às forças aliadas, porém, a mulher de Rudolph considerou a frase ofensiva, já que achou que era direcionada à ela e sua família. Após uma série de eventos como esse, as coisas só pioraram.

Quando Rudolph foi chamado para prestar serviço militar, acreditou que era algo planejado pelo irmão e sua esposa para afastá-lo dos negócios. Não durou muito e, em 1948, os irmãos decidiram se separar.

Criaram duas empresas, a Adidas e a Ruda (junção de Rudolph e Dassler, que posteriormente, viraria a Puma – devido à crença de que a palavra soava algo mais ‘atlético’). A rivalidade era tamanha, que construíram fábricas em lados opostos da cidade, que ficou conhecida como “a cidade dos pescoços tortos”, já que as pessoas olhavam primeiro para os sapatos umas das outras antes de se aproximar.

Adolph, então, buscou fortemente uma imagem que chamasse a atenção e, dessa meta, surgiu o famoso design das três listras – um dos logotipos mais famosos do mundo, até hoje. A marca foi registrada em 1949 e, hoje, atua em todas as frentes esportivas, fabricando, desde vestimenta à acessórios esportivos para corrida, basquete, futebol, golf, e muitos outros esportes, inclusive, claro, o tênis – que teve seu primeiro calçado específico para a prática em 1931 e as primeiras raquetes em 1974.

No entanto, em pouco tempo, ganhou espaço nesse universo. A marca tinha como seu principal atleta Ivan Lendl, que foi uma grande promessa e alcançou o topo do ranking em 1985. Outra sensação da época patrocinada pela marca foi a tenista alemã Steffi Graf.

Com o passar do tempo, a marca continuou crescendo em disparado e, hoje, é a segunda maior empresa de equipamentos esportivos do mundo, ficando atrás somente de sua maior rival, a Nike. De tão famosa, a Adidas comove fãs com seus comerciais, ano após ano e alguns deles acreditam até que suas iniciais representam a frase “All Day I Dream About Sports”. E você, o que acha?

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.