cushion grip
Escolhendo seu cushion grip
24/09/2021
Cushion Grips
Cushion Grips: Tudo sobre esse Acessório para Raquete
30/09/2021

A importância do tamanho certo do grip

Overgrip

Tamanho do Grip Certo

Aqui no blog da Pró Spin nós já falamos sobre a importância do grip para garantir o conforto e a segurança dos jogadores. Muitos jogadores não dão grande atenção ao cabo da raquete, muito menos ao grip, mas esse acessório consiste numa fita de couro ou material sintético que proporciona um acabamento ao cabo da raquete, sendo responsável pela absorção do suor e de impactos e diminuir a aderência da pegada, tornando-a menos escorregadia.

Nesse artigo nós vamos falar sobre o tamanho do grip, como escolher o tamanho certo e como isso influencia na sua jogada. Confira. 

Como escolher o tamanho certo do grip?

O cabo da raquete deve “calçar” a sua mão, da mesma forma que um sapato calça os pés. A empunhadura errada pode afetar o seu desempenho e até causar lesões no longo prazo.

Pensando nisso, o tamanho do grip varia de acordo com o tamanho da mão de cada jogador. Sendo assim, o método mais utilizado para escolher o tamanho do grip é medir a distância entre a ponta do dedo anelar ao centro da palma da mão (por onde passa a segunda linha). A essa medida que chamamos de “dimensão da mão”. Segue abaixo a correspondência de tamanhos do grip com o tamanho da mão.

  • Dimensão da mão entre: 100 – 102 / Grip  0 (UE) /4 (US)                                                 
  • Dimensão da mão entre: 103 – 105 / Grip 1 (UE) / 4 ⅛ (US)                                                  
  • Dimensão da mão entre: 106 – 108 / Grip 2 (UE) / 4 ¼ (US)                                                
  • Dimensão da mão entre: 109 – 111 / Grip 3 (UE) / 4 ⅜  (US) 
  • Dimensão da mão entre: 112 – 114 / Grip 4 (UE) / 4 ½ (US)
  • Dimensão da mão entre: 115 – 117 / Grip 5 (UE) / 4 ⅝ (US) 

Se estiver em dúvida entre dois tamanhos de grip, é melhor optar pelo menor ao invés do maior. Isso porque o grip menor pode ser ligeiramente aumentado, caso necessário, utilizando um overgrip. 

Quais os tipos de Grip?

Existem essencialmente quatro tipos de grips disponíveis no mercado; 

  • aqueles utilizados apenas para evitar o desgaste do cushion que apresentam espessura, absorção e aderências mediadas (além de serem mais baratos); 
  • grips que oferecem uma maior absorção do suor e apresentam uma espessura parecida com o veludo (esses tem uma menor durabilidade e precisam ser trocados com maior frequência); 
  • os overgrips, geralmente emborrachados e que proporcionam uma maior aderência; 
  • os grips de maior espessura que tem maior durabilidade e apresentam um melhor custo-benefício (no entanto não devem ser mantidos por muito tempo no cabo da raquete, podendo perder sua vida-útil) 

Como trocar o grip da raquete de tênis?

A troca do grip é um processo simples, mas que exige um certo cuidado. Confira abaixo um passo-a-passo para realizar essa troca da maneira correta. 

  1. Comece retirando o grip desgastado; 
  2. Caso o modelo de grip tenha uma gola, ela deve ser posicionada antes do coração da raquete; 
  3. Uma das extremidades do grip é mais larga e a outra contém fita adesiva. A aplicação deve ser feita a partir da extremidade com a fita; 
  4. A aplicação deve começar pela extremidade inferior da raquete, dando uma volta completa pelo cabo. 
  5. A partir da segunda volta, o gip deve fazer uma sobreposição de cerca de 2 milímetros. 
  6. Faça uma linha acompanhando a borda superior no topo do cabo. Para fins de acabamento, corte o excesso de fita com uma tesoura em sentido diagonal. 
  7. Para finalizar, use a fita adesiva para fixar o grip à raquete.

Dica 1: Destros devem utilizar a mão direita para aplicar o grip e canhotos, a esquerda. 

Dica 2: Aplicar um overgrip sobre um grip desgastado irá reduzir a vida útil do acessório. 

Aqui na Pro Spin nós contamos com uma grande variedade de grips, cushion grips e over grips para você escolher. Basta ir até nossa loja e escolher um entre os mais diversos modelos. 

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.