A raquete ideal
Babolat – Referência em Tênis, Padel e Badminton
13/11/2014
Adidas
Adidas, Um Gigante dos Esportes
27/11/2014

A Bola de Futebol Americano

Bola de Futebol Americano

Bola de Futebol Americano

Você sabia que o famoso “Football” – o futebol americano – conhecido também como “gridion” em alguns países, originou-se de outro esporte? Isso mesmo, ele surgiu diante de algumas alterações nas regras do rugby, e também do futebol (esse mesmo que conhecemos muito bem no Brasil, jogado com os pés). Famoso por seus equipamentos, como o capacete, o grandioso shoulder pad (colete protetor) e as luvas, o esporte chama a atenção ao redor do mundo pelo formato de sua bola, um tanto diferenciada.

A bola de rugby surgiu em 1857 e era a bola oficial, também, do futebol – que antigamente era jogado com os pés e com as mãos. Mas com o nascimento da Football Association, houve uma padronização: o futebol (o que conhecemos aqui no Brasil) jogaria somente com os pés, e com isso, adotou-se a bola esférica como padrão para esse esporte – a bola americana – deixando a oval de couro exclusivamente para o rugby (que viria a influenciar o futebol americano tempos depois).

No começo, a bola de rugby era feita de bexiga de porco, o que proporcionava um formato menos oval do que o moderno. Mas em 1870, Richard Lindon – que fabricava esses itens para a Universidade de Rugby – passou a utilizar tubos de borracha internos que, devido à sua maleabilidade, gradualmente mudou a forma do objeto, dando-o um aspecto mais oval. Até que, em 1892, a Rubby Football Union adotou esse novo formato diferenciado como padrão.

Conforme os anos passavam, novas versões ainda mais achatadas surgiam, e o material passou de bexiga de porco para couro, até chegar ao sintético, utilizado hoje por fornecer melhor aderência e ganhar menos peso diante da chuva.

Além do lado histórico, a física também entra nessa jogada. Quando é lançada, suas dimensões fazem a bola girar em torno de seu próprio eixo, o que faz com que ela percorra uma trajetória com maior performance – diferente do que ocorre com bolas mais arredondadas em outros esportes.

Suas dimensões oficiais, são de uma bola oval, são de 27,4 à 29,2 cm ao longo do eixo longo, com uma circunferência de 71 à 72,4 cm e 54,6 cm ligando as extremidades pontiagudas. Pesa de 369 à 425 gramas e é toda revestida de um couro áspero – o mesmo das bolas de basquete – para maior aderência. Já o cadarço, que ajudava a fechar as partes externas e também fornecia maior aderência, não é mais utilizado – isso porque, hoje, o couro garante essa característica.

Como fornecedora oficial de bolas de futebol americano para os maiores órgãos ligados ao esporte, está a Wilson, que atende a NCAA (National Collegiate Athletic), entidade responsável pelos pelos esportes universitários dos Estados Unidos, e a NFL (National Football League), a maior liga de futebol americano do mundo.

E se você curte esporte, continue ligado em nosso site. Além de novidades sobre esse universo, aqui você encontra dezenas de produtos da Wilson e de outras marcas para garantir sua melhor performance durante a prática esportiva. Faça sempre o seu melhor, com PróSpin.

Pró Spin
Pró Spin
Somos a Pró Spin, uma loja virtual pioneira na venda de artigos esportivos pela internet que hoje pertence a um grupo empresarial chamado PS Esportes. A Pró Spin nasceu da necessidade de se adquirir produtos de qualidade e procedência no mercado eletrônico. Hoje é destaque no competitivo mercado online por respeitar o consumidor, oferecendo ótimas condições de pagamento, ofertas exclusivas, além de muita variedade de produtos de extrema qualidade.