Equipamentos

Se você é um entusiasta do tênis, provavelmente já ouviu falar sobre o equilíbrio da raquete, certo? Esse termo se refere à forma como o peso da raquete está distribuído, podendo estar concentrado mais a frente, na cabeça, equilibrado, ou então mais concentrado no cabo.

Isso irá interferir diretamente na força e no controle que o equipamento exerce sobre a bola e também na segurança do jogador, evitando lesões decorrentes da prática do esporte. Nesse artigo nós explicamos melhor como o equilíbrio da raquete interfere no seu desempenho e também na sua segurança. Confira: 

Raquetes de cabeça pesada (CP). 

Quanto mais a massa da raquete se afastar do centro pendendo para a cabeça, maior será a força da gravidade exercida nessa parte do equipamento. Uma vez que a raquete entre em contato com a bola, o peso efetivo da cabeça parecerá muito maior do que realmente é. Na prática isso implica em uma maior potência na jogada, mas também uma menor precisão e controle. 

Além disso, o peso na cabeça da estrutura adiciona um torque extra ao pulso, cotovelo e ombro durante o balanço, podendo gerar lesões em tenistas mais inexperientes ou com pouco condicionamento físico. 

Raquetes equilibradas (E)

As raquetes equilibradas apresentam características mistas entre ambas, não trazendo nem toda a potência daquelas de cabeça pesada, nem o controle das cujo peso se encontra mais distribuído no cabo. 

Esse modelo não possui grandes contra-indicações, podendo ser utilizado por jogadores de todos os níveis, especialmente aqueles que possuem um swing intermediário. 

Raquetes de cabeça leve (CL) 

Esse modelo garante muito mais controle sobre a bola, mas uma grande perda de potência na batida, exigindo um movimento do braço muito maior. Justamente por isso ela é mais indicada para jogadores que apresentem um swing longo, o que a torna ideal para os níveis intermediários e avançados. 

Como escolher o melhor equilíbrio para a raquete?

Isso dependerá muito do seu nível enquanto jogador, seu condicionamento físico, swing e frequência no esporte. 

Curiosamente, a maior parte dos modelos de raquetes para iniciantes trazem justamente o peso na cabeça. Isso não necessariamente será um problema, caso você seja um praticante ocasional. Mas no caso de tenistas iniciantes, que praticam com uma maior frequência e pretendem se desenvolver no esporte, a melhor escolha seria uma raquete de peso equilibrado. 

Caso você se encontre em um nível intermediário ou avançado e tenha um swing mais longo, então a melhor opção com certeza será a raquete de cabeça leve, que irá garantir uma grande precisão às suas jogadas. 

Aqui na Pró Spin nós temos a raquete ideal para o seu perfil. Clique aqui e confira, são mais de 70 modelos para você escolher! 

17/09/2021
Raquete

Como escolher o equilíbrio perfeito para a sua raquete

Se você é um entusiasta do tênis, provavelmente já ouviu falar sobre o equilíbrio da raquete, certo? Esse termo se refere à forma como o peso da raquete está distribuído, podendo estar concentrado mais a frente, na cabeça, equilibrado, ou então mais concentrado no cabo. Isso irá interferir diretamente na força e no controle que o equipamento exerce sobre a […]
13/09/2021

Guia de cordas para raquete de tênis

As cordas da sua raquete de tênis têm grande influência no seu desempenho e performance ao jogar e praticar. Então, é muito importante ter noções básicas necessárias sobre o assunto para desfrutar o máximo dos seus equipamentos. Pensando nisso, a Pró Spin criou um guia simples sobre cordas para raquete de tênis. Continue lendo este artigo para saber mais. Noções […]
10/09/2021
Peso de Raquete

Escolha qual peso de raquete usar

Escolher a raquete de tênis com o peso ideal faz muita diferença ao jogar, pois a escolha inadequada para o seu perfil pode te prejudicar durante a partida. Isso porque se a raquete for muito leve, o jogador pode forçar mais os golpes, não ter tanta estabilidade ou potência o suficiente. E se for muito pesada, principalmente utilizando uma técnica […]
08/09/2021
String Saver

Como o string saver pode te ajudar

O string saver, também conhecido como “bate-forte”, é um conjunto de pecinhas feitas de plástico as quais você coloca na intersecção das cordas da raquete de tênis na região de maior rebate de bola, onde costuma quebrar, sendo frequentemente no centro. Essas peças podem ser encontradas em diferentes cores e costumam vir com um aplicador para facilitar a instalação. Qual […]
06/09/2021
Tensão ideal das cordas

Tensão ideal das cordas

A tensão ideal das cordas da sua raquete de tênis é um detalhe fundamental que pode contribuir para o bom desempenho ao jogar. Recomenda-se que a tensão ideal a ser utilizada esteja entre 40 a 65 libras e os fabricantes costumam sugerir na própria raquete de tênis a tensão apropriada, podendo ser mais baixo ou mais alto, o que resulta […]